Ações de solidariedade receberam o apoio da ALMS em 2015

Imagem: "Como cidadão, eu também digo que, o pouco que cada servidor oferece, somado, significa muito para muitas pessoas carentes", diz Guerreiro
"Como cidadão, eu também digo que, o pouco que cada servidor oferece, somado, significa muito para muitas pessoas carentes", diz Guerreiro
14/01/2016 - 20:08 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

A Assembleia Legislativa promoveu e foi parceira de várias campanhas em 2015. Além de ser a Casa do Povo, o Parlamento também promove ações sociais em diversas áreas.  “O Poder Legislativo trabalha pelo cidadão e programas sociais como os realizados em 2015 humanizam o Poder e aproximam a sociedade. Por outro lado nós sempre podemos fazer mais. É nossa obrigação. Como cidadão, eu também digo que, o pouco que cada servidor oferece, somado, significa muito para muitas pessoas carentes de atenção, seja na área de saúde ou na assistência social”, disse o deputado Ângelo Guerreiro (PSDB).

Em maio, a Casa de Leis aderiu ao Maio Amarelo, iniciativa nacional que visa chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas são cerca de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e atualmente a 9ª maior causa de mortes no planeta. Os acidentes de trânsito são responsáveis pelo maior índice de mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade. Simbolizando a causa, duas faixas amarelas foram colocadas na fachada da Assembleia e panfletos foram entregues sobre a campanha, como formas de alertar para um trânsito mais seguro.



Com a chegada do frio, a segunda ação abraçada pela Casa de Leis foi a Campanha do Agasalho, que arrecadou até o final de julho 480 cobertores e 833 peças de roupas que foram divididas entre duas instituições: Recanto São João Bosco e Oficina Santa Rita de Cássia. Todos os deputados e diretorias puderam fazer indicações de instituições que recebessem as doações e um sorteio foi realizado para a escolha das duas contempladas.

Em setembro a Assembleia abriu as portas para parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, que atendeu mais 600 servidores do Legislativo que buscaram o novo título eleitoral, com o sistema de biometria. No saguão da ALMS foi montado um posto de confecção do documento e para isso foram colhidas digitais, fotos e assinatura eletrônica de cada eleitor. A votação via biometria será obrigatória a partir de 2018 e a ação visa adiantar o cadastro para evitar filas no futuro.

Para valorizar os servidores públicos do Poder Legislativo, a Assembleia promoveu em outubro de 2015 a eleição do Servidor Padrão. Cada diretoria escolheu  internamente um representante para concorrer em uma segunda votação geral. Ao final, 12 funcionários disputaram cada um dos 608 votos válidos apurados por uma Comissão Eleitoral. A revelação do nome de Waldoraci Tobias Neto, da Diretoria de Segurança e Informação, eleito o Servidor Padrão, foi feita durante as homenagens ao Dia do Servidor Público, em 28 de outubro. Como primeiro colocado, Tobias ganhou uma Moção de Louvor e um notebook.

Durante o mesmo mês, o Parlamento abraçou a campanha Outubro Rosa, data instituída em Mato Grosso do Sul por meio da Lei 4.541/2014. de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM) e co-autoria de Mara Caseiro (PMB) e da ex-deputada Dione Hashioka, para incentivar ações preventivas à integridade da saúde da mulher no Estado. A importância da prevenção é relembrada por Caseiro, que enfrentou um câncer de mama em 2006, e falou sobre a importância do autoexame em entrevista à Agência ALMS no Dia Mundial de Combate ao Câncer. “Quando resolvi ir ao médico já fazia oito meses que percebia um nódulo em mim. Se eu tivesse ido antes não precisaria enfrentar o pesado tratamento de quimioterapia e radioterapia. Uma simples cirurgia poderia ter retirado meu nódulo”, alertou.

No mês seguinte, o alerta foi voltado aos homens com a campanha Novembro Azul, instituída pela Lei 4.636/2014 de autoria dos deputados Zé Teixeira (DEM) e Marquinhos Trad (PMDB), que incentiva os homens a cuidarem da saúde para a detecção e tratamento precoce de doenças. O câncer de próstata pode levar à morte. De acordo com o Inca são mais de 13 mil óbitos por ano no país e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. “Essa é mais uma campanha de alerta, porque hoje sabemos que, se for descoberto precocemente, há muitas chances de cura”, afirmou Zé Teixeira, que já se curou de um câncer.

Para fechar o ano, em dezembro, a Assembleia Legislativa foi parceira de duas campanhas de arrecadação de brinquedos para fazer o Natal mais feliz para várias crianças. A primeira, Compartilhe Natal, foi promovida pelo Ministério Público Estadual e contou mais de 1.186 brinquedos doados pelos servidores do Legislativo. E também a Campanha de Natal do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, que doou brinquedos a 1008 crianças e 252 idosos cadastrados que foram apadrinhados por inúmeros parceiros, dentre eles alguns deputados estaduais.

Para o deputado Beto Pereira (PDT), todas as iniciativas foram importantes para a integração social. “Que as diversas campanhas sirvam de exemplo para as pessoas, para que se conscientizem que é possível ajudar e que isso seja a partir de agora uma iniciativa pessoal também, tanto para as campanhas de arrecadação quanto as de saúde, para que os homens e mulheres se cuidem mais”, concluiu o deputado

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.