ALMS concede honrarias e reconhece serviços prestados por MS em 20 solenidades

Imagem: Dentre as homenagens concedidas pela ALMS está o título de Cidadão Sul-mato-grossense
Dentre as homenagens concedidas pela ALMS está o título de Cidadão Sul-mato-grossense
18/01/2016 - 15:21 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães

No ano de 2015, a Assembleia Legislativa promoveu importantes solenidades para homenagear e reconhecer serviços prestados por profissionais de diversas áreas do saber e da economia em Mato Grosso do Sul. A Agência de Notícias faz agora uma retrospectiva de todas as solenidades realizadas no último ano. Ao todo, 20 sessões solenes compuseram o cenário da Casa de Leis, com homenagens variadas e entrega de títulos e comendas.

A primeira solenidade foi realizada no dia 1º de janeiro, com a posse do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), presidida ainda pelo presidente Jerson Domingos (PMDB), que ocupava o cargo na ocasião. Na rampa que dá acesso ao Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo, o governador recebeu as honrarias militares e passou em revista diante da tropa da Polícia Militar. Ao fim da cerimônia o governador se dirigiu à sede do Governo do Estado onde houve a solenidade de transferência do cargo junto ao antecessor André Puccinelli (PMDB).

No mês seguinte, dia 1º de fevereiro, foi realizada a posse dos deputados estaduais eleitos para a 10ª Legislatura (2015-2019), na sede do Palácio Guaicurus. O deputado Maurício Picarelli (PMDB) presidiu os trabalhos. Participaram do evento o governador já empossado Reinaldo Azambuja e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), João Maria Lós. Na cerimônia, os 24 deputados estaduais eleitos entregaram o diploma expedido pela Justiça Eleitoral e prometeram “desempenhar fiel e lealmente o mandato conferido, guardar a Constituição Federal e a Estadual, e servir a Pátria promovendo o bem geral do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Em seguida se iniciam as homenagens do Legislativo Estadual, com a Sessão Solene Dia Estadual da Sukyo Mahikari, no dia 27 de fevereiro, quando foram celebrados os 55 anos da crença que tem o significado literal de "verdadeira luz" e o princípio que a origem do mundo e das religiões é uma só e que todas conduzem a um único Deus Criador. O proponente da Sessão, deputado estadual George Takimoto (PDT), foi representado por Marquinhos Trad (PMDB). A parlamentar Antonieta Amorim (PMDB) também participou da cerimônia. Já no dia 10 de março, a Comemoração do dia Internacional do Dia da Mulher homenageou 17 mulheres com o troféu Celina Jallad, por proposição das deputadas Mara Caseiro (PMB), Antonieta Amorim (PMDB) e Grazielle Machado (PR).

No dia 26 de março ocorreu a homenagem ao Dia do Artesão, por proposição de Marcio Fernandes (PTdoB), com a entrega da Medalha Conceição dos Bugres a vários artistas de Mato Grosso do Sul. O nome da medalha homenageia Conceição Freitas da Silva, artista erradicada no Estado, que criou esculturas de bugres em madeira e se tornou ícone da cultura local. No mês de abril não houve sessões solenes. A próxima comemoração foi a Entrega da Medalha da Força Expedicionária, no dia 06 de maio, que homenageou os pracinhas ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial. Proposta pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT), 3º secretário da Casa de Leis, teve como destaque o homenageado Agostinho Gonçalves da Mota, de 90 anos, que, na época, estava prestes a lançar um livro com detalhes sobre a missão que cumpriu há 70 anos.

O Dia do Trabalhador foi comemorado no dia 07 de maio, com a entrega da Comenda do Mérito do Trabalhador Ministro Wilson Fadul a 21 personalidades que representaram a classe, entre os homenageados estavam o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MS), desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, a vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), Sueli Veiga Melo, também de proposição do deputado Felipe Orro. Em 14 de maio a Casa de Leis homenageou o povo paraguaio, na solenidade proposta pelo deputado estadual Cabo Almi (PT), 2º secretário da Assembleia Legislativa, data em que é comemorada a independência do povo paraguaio. Para estreitar o laço entre os povos irmãos, a data foi instituída como o Dia do Povo Paraguaio, pela Lei nº 2.235, de 29 de maio de 2001, de autoria do então deputado Antonio Carlos Arroyo. Entre os homenageados estava o cônsul do Paraguai, ministro Angel Adrian Gill Lesme.  

No segundo semestre as homenagens começaram no dia 10 de agosto, com a Medalha do Mérito Advocatício Jorge Siufi. O evento, que teve a proposição do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), tinha entre os homenageados Mansour Elias Karmouche, que atualmente ocupa a presidência da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul). No dia seguinte, 11 de agosto, iniciou a Semana Estadual do Jovem Empreendedor, por proposição do deputado Marcio Fernandes (PTdoB). No primeiro dia do evento, 52 jovens com reconhecida atuação no Estado foram agraciados com o troféu Jovem Empreendedor 2015.

No dia 14 de agosto foram comemorados os 45 anos de existência do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento foi proposto pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR), com três engenheiros civis de destaque homenageados: José Francisco de Lima, da segunda turma da UFMS; o primeiro coordenador do curso, Sérgio Bonfim e o ex-governador Pedro Pedrossian, também engenheiro civil, responsável pela criação da UFMS. No dia 17 de agosto o Bicentenário de Dom Bosco foi celebrado em sessão solene proposta pelo deputado estadual Junior Mochi (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Foram homenageadas 15 personalidades com um troféu comemorativo, entre eles o reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Padre José Marinoni.

Ainda no mesmo mês, no dia 19, foi comemorado o Dia do Maçom, a data integra o Calendário Oficial do Estado e foi instituída pela Lei 3.766, de 04 de novembro de 2009, de autoria do deputado Junior Mochi, também propositor do evento. De acordo com o parlamentar, anualmente será concedida a comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade a personalidades maçônicas que contribuem, por meio de suas ações, para o desenvolvimento do Estado. Na solenidade, o parlamentar foi homenageado pelos maçons com o Diploma de Reconhecimento pelos relevantes serviços e ações prestados à Maçonaria sul-mato-grossense. Em setembro, a ALMS entregou Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. O tratado foi assinado em Paris no dia 5 de novembro de 1895 e a cerimônia, com 24 homenageados, foi proposta pelos deputados Renato Câmara (PMDB) e George Takimoto (PDT).

No dia 08 de outubro houve a concessão da Comenda do Mérito Legislativo e Título de Cidadão Sul-mato-grossense. As mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa chegaram às mãos de 67 personalidades diversas, entre elas o Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara e o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) e ex-presidente da Casa de Leis, Cícero Antônio Souza. Dom Dimas recebeu o Título e Cícero de Souza recebeu a Comenda. No dia 22 de outubro, por proposição da deputada Mara Caseiro em conjunto com o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, foi concedido o diploma de Honra ao Mérito em comemoração ao Dia do Odontólogo, com diversas personalidades agraciadas, entre eles o cirugião-dentista Eduardo Ferreira da Motta.

No dia 28 de outubro duas homenagens aconteceram na Assembleia Legislativa. Uma pela manhã, que entregou a Medalha Servidor Padrão aos servidores do Parlamento Estadual, para comemorar o Dia do Servidor Público. A Medalha Servidor Padrão da Assembleia Legislativa foi instituída pela Resolução 45/2005. Na eleição para Servidor Padrão, com a participação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), foram computados 608 votos válidos e o ganhador foi Waldoraci Tobias Neto, da Diretoria de Segurança e Informação. Além da Medalha, ele recebeu uma Moção de Louvor e um notebook.

Os servidores Cleone Alves Ferreira, da Diretoria Geral de Recursos Humanos e Roberto Teixeira dos Santos Junior, da Diretoria Geral de Administração de Serviços, de Patrimônio e Material foram classificados em segundo e terceiro lugar, respectivamente, sendo premiados com um ipad e um smartphone. Os demais concorrentes receberam um certificado de participação no pleito, por terem sido escolhidos pelos colegas para representar as respectivas diretorias da Casa de Leis. À noite, em alusão ao Dia do Comerciário, comemorado anualmente no dia 30 de outubro, os deputados estaduais homenagearam os comerciários residentes no Estado. A sessão celebrou a Semana Estadual do Comerciário, instituída pela Lei 4.422, de 25 de outubro de 2013, de autoria de Marquinhos Trad (PMDB), também propositor do evento. Trinta e uma personalidades receberam o Certificado de Reconhecimento Profissional de Destaque.

As últimas Sessões Solenes de 2015 foram realizadas em novembro e dezembro. No dia 18 de novembro foi comemorado o Dia da Consciência Negra, por proposição do deputado Amarildo Cruz (PT). No evento, lideranças com reconhecida atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul foram homenageadas, entre elas a bisneta da Tia Eva. Amarildo também é criador da Comenda do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, há seis anos, entregue na ocasião a 26 pessoas. A Comenda Vespasiano Martins, foi entregue no dia seguinte, dia 19 de novembro e homenageou 23 profissionais de saúde, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro, 3ª vice-presidente da Casa de Leis; entre eles recebeu a honraria o secretário de saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca.

No dia 03 de dezembro, encerrando as solenidades do Parlamento Estadual, a homenagem foi concedida aos engenheiros agrônomos, por proposição do deputado Renato Câmara (PMDB). Receberam a Comenda Arnaldo Estevão de Figueiredo 34 pessoas, entre elas o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MS), Dirson Artur Freitag. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.