Semana na ALMS terá posse dos deputados estudantes, reuniões e sessão solene

Imagem: Vários eventos estão programados na Casa de Leis para a semana de 21 a 27 de fevereiro
Vários eventos estão programados na Casa de Leis para a semana de 21 a 27 de fevereiro
19/02/2016 - 09:30 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A cerimônia de Diplomação dos deputados estudantes da 5ª Edição do Projeto Parlamento Jovem será realizada na segunda-feira (22/2), às 8h30, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. Às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa, acontece a solenidade de Posse. Alanis Nunes Maciel, Alysson de Oliveira Arruda, Brenda Gomes Dourado, Caique Gabriel Ramos Salomão, Claudecy José da Cruz Junior, Eduardo Assumpção Wegrzin, Emily Lemes Moises, Fernando Simões Carlotto, Isadora Cristina Burton de Campos, Jéssica Gomes de Aquino, Kaissa Arantes Santos, Kemile Ketllyn Pereira do Vau, Mariam Serthan Tormos, Martha Grazziella da Costa Cantero, Styven Roosevelt dos Santos Sousa, Victor da Silva Beralda e Waldomiro Rodrigues dos Santos Neto serão recepcionados pelo presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).  

Instituído pela Resolução 026/2005, o Parlamento Jovem tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes. O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo e tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação. As sessões acontecem mensalmente, seguindo o mesmo formato das sessões ordinárias dos deputados estaduais.

Na quarta-feira (24/2), às 14h, no Plenarinho Nelito Câmara, o deputado estadual João Grandão (PT) promove uma reunião para discutir a criação do Comitê Estadual de Apoio aos Refugiados. O grupo de trabalho deve ser composto por representantes da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Direitos Humanos, Pastoral dos Migrantes, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Defensoria Pública Federal, Defensoria Pública Estadual e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a ação/omissão do Estado nos casos de violência praticados contra os povos indígenas entre 2000 e 2015 irá se reunir às 14h de quinta-feira (25/2), no Plenário Júlio Maia. Deverão ser ouvidos o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Emerson Kalif Siqueira, e o procurador-chefe do Ministério Público Estadual (MPE), Humberto de Matos Brites.

Ainda na quinta-feira, às 14h, no Plenarinho, ocorre a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, proposta pelo deputado Renato Câmara (PMDB). A elaboração de um abaixo-assinado em favor da implantação de Delegacia Especializada do Idoso estará na pauta. Os membros da Frente defendem a criação de delegacias nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

A Casa de Leis comemora na sexta-feira (26/2), às 20h, o Dia Estadual da Sukyo Mahikari, em sessão solene proposta pelo deputado George Takimoto (PDT). Criada no Japão em 1959, a doutrina tem a perspectiva de elevação espiritual da humanidade e o estabelecimento de uma civilização pacífica. 

Matéria editada às 17h07 para correção de informações

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.