Deputado reapresenta projeto que fortalece ensino e prática da capoeira

Imagem: Projeto permite integração da capoeira à proposta pedagógica das escolas
Projeto permite integração da capoeira à proposta pedagógica das escolas
07/04/2016 - 10:36 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual João Grandão (PT) apresentou na sessão desta quinta-feira (7/4), Projeto de Lei que institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para o ensino nas unidades educacionais públicas e privadas da Educação Básica do Estado.

O projeto estabelece que o ensino da capoeira poderá ser integrado à proposta pedagógica das escolas. No exercício da atividade, o profissional de capoeira será acompanhado pela Coordenação Pedagógica vinculada à unidade educacional, que se responsabilizará pela adequação no conteúdo curricular.

A proposição também determina que o profissional de capoeira deverá ser filiado a conselhos, federações ou confederações esportivas. Segundo João Grandão, o projeto tem o objetivo de valorizar e fortalecer o ensino e a prática da capoeira no Estado.

“O primeiro projeto que apresentamos foi vetado pelo Poder Executivo, o readequamos para torná-lo autorizativo. Acreditamos que o Estado garantirá o pleno exercício dos direitos culturais e irá incentivar a difusão das manifestações culturais. Instituir meios para difundir a capoeira é uma forma de enriquecer os conteúdos escolares e valorizar a cultura de origem popular”, explicou o parlamentar.      

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.