Servidores pedem apoio da Assembleia em negociação do reajuste salarial

Imagem: Segundo o representante sindical, a reivindicação é de pelo menos 16,14%
Segundo o representante sindical, a reivindicação é de pelo menos 16,14%
07/04/2016 - 12:33 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Roberto Higa

O Governo do Estado anunciou que pretende oferecer o abono de R$ 200 aos servidores públicos, alegando a impossibilidade de dar um reajuste linear de acordo com a reposição da inflação. Na sessão desta quinta-feira (7/4), o coordenador do Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul e presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Giancarlo Miranda, esteve na Assembleia Legislativa para pedir apoio dos deputados na negociação da revisão anual junto ao Poder Executivo.

“Ano passado não tivemos aumento, ou seja, os servidores públicos estão há 17 meses sem reajuste salarial. Sabemos que as contas do Governo do Estado tiveram um superávit, por isso acreditamos que pode sim evoluir a proposta e encaminhar um índice que atenda todo o funcionalismo. Estamos abertos para um diálogo e contamos com o apoio desta Casa de Leis. Não aceitamos o abono e o reajuste zero. Teremos uma assembleia geral, que possivelmente haverá rejeição da proposta do Executivo e o indicativo de greve de todas as categorias”, afirmou Giancarlos.     

Segundo o representante sindical, a reivindicação é de pelo menos 16,14%, correspondente à reposição da inflação dos últimos 17 meses, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Segundo ele, a assembleia geral acontecerá no próximo dia 9, às 8h30, na sede do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP).

O líder do governo, deputado professor Rinaldo (PSDB), explicou o impasse político que acontece no País atinge diretamente os Estados, inclusive Mato Grosso do Sul. “Apesar de todas as dificuldades, o governo está pagando os servidores em dia e feito investimentos, como a Caravana da Saúde. Neste momento, o Estado oferece o abono linear de R$ 200, que para 12 mil servidores representará um aumento de 10% a 20%”, explicou.

Conforme o deputado, no próximo dia 11, na governadoria, representantes das categorias estarão reunidos com o Executivo para buscar o consenso.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.