Agenda: audiência pública, sessão solene e CPIs marcam semana na ALMS

Imagem: Semana começa com a audiência pública “Saneamento: um direito de todos”
Semana começa com a audiência pública “Saneamento: um direito de todos”
22/04/2016 - 07:38 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Wagner Guimarães

A agenda da semana de 25 a 29 de abril na Assembleia Legislativa começa com a audiência pública “Saneamento: um direito de todos”, realizada nesta segunda-feira (25/4), às 8h30, no auditório do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica na Avenida Afonso Pena, 377, em Campo Grande (MS).

A audiência foi proposta pelos deputados Junior Mochi (PMDB) e Pedro Kemp (PT) em parceria com a Câmara Municipal de Campo Grande, a Arquidiocese de Campo Grande e a Comissão Regional de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foram convidados para palestrar sobre o tema os engenheiros Ariel Ortiz Gomes e Fernanda Savicki de Almeida.

Ainda na segunda-feira ocorre no Plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, uma reunião extraordinária da CPI que investiga a Ação/Omissão do Estado de MS nos Casos de Violência Praticados Contra os Povos de 2000 a 2015.

No mesmo dia e local, no período da tarde, a partir das 14h, ocorre uma reunião extraordinária da CPI do Cimi, que investiga supostas incitações em conflitos agrários no Estado, entre índios e proprietários rurais. Foram convocados os depoentes Lindomar Pereira, irmã Michael Mary Nolan, irmã Joana Ortiz, Rogério Batalha, Flavio Machado, Ramiro Luiz Mendes, Enedino da Silva, Mauro Paes e Wanderley Dias Cardoso. A CPI do Cimi ainda realiza outra reunião na quarta-feira (27/4), às 14h, no Plenário Júlio Maia, mas os nomes dos depoentes ainda não estão confirmados.

Na terça-feira (26/4) ocorre a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), às 8h, no Plenarinho Nelito Câmara. Pela tarde, a partir das 14h, o Plenarinho recebe a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Também na terça-feira, o Plenário Júlio Maia recebe a partir das 14h, a reunião da CPI que investiga a Ação/Omissão do Estado de MS nos Casos de Violência Praticados Contra os Povos Indígenas.  A mesma CPI também realiza a terceira reunião da semana na quinta-feira (28/4), às 14h, no Plenário Júlio Maia.

Na quinta-feira ainda ocorre a partir das 19h30, no Plenário Júlio Maia, a sessão solene Dia do Trabalhador, que vai homenagear diversos trabalhadores e empregadores com a Comenda do Mérito do Trabalho “Ministro Wilson Fadul”. Tanto a sessão quanto a comenda são proposições do deputado estadual Felipe Orro (PSDB). Segundo sua assessoria, neste ano serão homenageadas 24 pessoas, entre trabalhadores dos setores público e privado, sindicalistas e empresários com ações reconhecidas para melhorar e dignificar as condições de trabalho de seus empregados. A indicação de nomes foi aberta a todos os deputados.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.