Lei: Escolas estaduais podem adotar Psicomotricidade Relacional

Imagem: Adoção da psicomotricidade deve estimular relação entre professores e alunos
Adoção da psicomotricidade deve estimular relação entre professores e alunos
28/07/2016 - 09:28 Por: Adriano Furtado    Foto: Victor Chileno

As unidades de educação infantil e de ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino já podem implantar atividades lúdicas para estimular a relação entre alunos e professores.

A lei 4.896 de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT) foi publicada hoje (25/7) no Diário oficial do Estado permitindo que o Poder Público institua as atividades de Psicomotricidade Relacional.

O objetivo da lei também é proporcionar um espaço para expressão corporal da criança e do adulto na manifestação dos impulsos inconscientes que levam à busca do conhecimento, à afirmação da própria identidade e à superação de conflitos normais do desenvolvimento, potencializando o desejo para aprendizagem.

As atividades deverão ser regulamentadas por decreto. A Psicomotricidade Relacional foi criada por André Lapierre, educador francês, na década de setenta. È uma prática educativa, de valor preventivo e terapêutico, que permite crianças, adolescentes e adultos, expressarem seus conflitos relacionais, superando-os através do brincar e do jogo simbólico.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.