Doe sangue: ALMS convoca servidores para mais um ato de solidariedade

Imagem: O Hemosul disponibilizará uma van para levar os funcionários para a doação
O Hemosul disponibilizará uma van para levar os funcionários para a doação
12/08/2016 - 09:16 Por: Fernanda Kintschner e Adriano Furtado    Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa abraça pelo oitavo ano a campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemosul.  Mais que um gesto de solidariedade, doar sangue é um ato de amor. Para colaborar, o servidor legislativo deve preencher a filipeta de cadastro disponibilizada no saguão da Casa de Leis de 15 a 25 de agosto, em que vai escolher o melhor turno para fazer a doação que ocorrerá no dia 29 de agosto de 2016.

O Hemosul vai disponibilizar uma van para transportar os servidores ida e volta durante todo o período de doação, que ocorrerá no hemocentro das 7h às 17h na Av. Fernando Côrrea da Costa, n° 1304, em Campo Grande, onde também é possível ir diretamente para fazer a doação, se preferir.

“O salvamento de vidas proporcionado pela doação de sangue é um ato de humanidade e a Assembleia Legislativa tem a satisfação de participar. Convoco todos aqueles que estiverem aptos a contribuir”, enfatiza o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB).

O primeiro secretário, deputado Zé Teixeira (DEM), reforça o convite. "Todos nós estamos sujeitos a, um dia, precisar de sangue. Hoje somos doadores e amanhã podemos precisar da doação. Convido os servidores a participar desta campanha. Peço também que divulguem aos familiares e amigos e promovam a importância da doação de sangue", ressaltou.

Segundo a coordenadora geral da Hemorrede, Marli Vavas, o Hemosul é o hemocentro responsável da rede de distribuição das bolsas no Mato Grosso do Sul e são necessárias, no mínimo, 140 bolsas de sangue por dia para atender a demanda de todo o Estado. “Precisamos que o doador se conscientize do nosso estoque. Recebemos todas as tipagens sanguíneas, tem dias que precisamos de mais de um tipo ou de outro, mas aproveitamos de cada bolsa os hemocomponentes plasma, plaquetas e hemácias, ou seja, salvamos muitas vidas a cada doação”, explicou a coordenadora.

Quem pode doar

Os doadores precisam ter entre 18 e 69 anos, ou 16 e 17 anos desde que acompanhados por responsáveis. Pesar 55 kg ou mais e estar bem alimentado. Todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável. O doador faz um cadastro e passa por uma triagem médica. A coleta demora em média 10 minutos e após a doação é servido um lanche ao doador.

Em cada doação são coletados aproximadamente 450 ml de sangue, que representam menos de 10% do volume sanguíneo total de um adulto e o organismo repõe sem necessidade de qualquer medicamento. Há doenças, medicamentos e vacinas que impedem a doação. Confira quais são clicando aqui. Também é possível se cadastrar para tornar-se doador de medula óssea, que é a esperança para milhares de portadores de leucemia e outras doenças do sangue. Saiba mais no site oficial do Hemosul pelo http://www.hemosul.ms.gov.br/.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.