Lei: Dia Estadual da Cultura é instituído em MS

Imagem: A nova norma é de autoria da deputada estadual Antonieta Amorim
A nova norma é de autoria da deputada estadual Antonieta Amorim
09/11/2016 - 08:53 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

No Diário Oficial desta quarta-feira (9/11) foi publicada a Lei 4.931, de autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB), que institui o Dia Estadual da Cultura e cria a Medalha de Mérito Legislativo Cultural. A nova norma foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja e entra em vigor imediatamente.

A data festiva será celebrada anualmente no dia 21 do mês de junho. A honraria será denominada Medalha Maria da Glória Sá Rosa, com a finalidade de homenagear as pessoas e as entidades que contribuíram para valorizar a cultura de Mato Grosso do Sul.

Cada deputado terá uma indicação, por sessão legislativa, para agraciar as personalidades. Quando se tratar de homenagem post mortem, a medalha será entregue ao cônjuge, companheiro ou companheira, descendente ou pessoa devidamente designada pela família.

A premiação será entregue juntamente com diploma de menção honrosa, em sessão solene a ser realizada, preferencialmente, no Dia Estadual da Cultura.

Professora, natural de Mombaça (CE), Maria da Glória Sá Rosa atuou durante 26 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde ensinou literatura e história da arte. Fundou a Aliança Francesa em Campo Grande e criou o Teatro Universitário Campo-Grandense e o Cine Clube. Além disso, trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura e Esportes e na Fundação da Cultura. Ela faleceu no último dia 28 de julho.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.