Presidente da ALMS participa de reunião do Codesul no Paraná

Imagem: Mochi participou da assinatura de contratos do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul com empresas e produtores rurais
Mochi participou da assinatura de contratos do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul com empresas e produtores rurais
08/02/2017 - 15:41 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Chico Ribeiro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), participou nesta quarta-feira (8/2), da reunião do Conselho do Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que aconteceu na cidade de Cascavel (PR). Ao lado do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Governo, Eduardo Riedel, o parlamentar comemorou a assinatura de contratos do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com empresas e produtores rurais.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul são os estados membros do Conselho. Neste ano, a primeira reunião dos governadores aconteceu durante o Show Rural Coopavel 2017, com a participação do chefe do Executivo de Tucumán (Argentina) e o presidente da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), Juan Luis Manzur. A Zicosur é o bloco econômico que reúne Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru.

Durante o evento, foram assinados contratos que passam de R$ 50 milhões do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para investimentos em engenharia, alimentação, máquinas agrícolas, serviços, armazenagem e cooperativismo. "Antes, havia algumas condicionantes. Com a liberação destas obrigatoriedades, ficou mais fácil a operacionalização dos constratos, facilitando o acesso ao crédito e beneficiando o setor produtivo", destacou Mochi.  

Ainda em Cascavel, os Estados membros do Codesul assinaram um protocolo que pretende unificar o controle de sanidade animal. A intenção é que, na próxima semana, os projetos com as regras de equivalência sejam enviados pelos governadores aos Legislativos Estaduais. “Com este projeto comum aos Estados, Mato Grosso do Sul poderá vender seus produtos sem restrições de sanidade, o que vai ampliar os negócios, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento”, concluiu Junior Mochi.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.