PL que dispõe de sinalização no Aquífero Guarani deve ser votado

Imagem: A deputada estadual Antonieta Amorim é a autora do Projeto de Lei
A deputada estadual Antonieta Amorim é a autora do Projeto de Lei
30/03/2017 - 06:27 Por: Juliana Turatti    Foto: Victor Chileno

Na sessão plenária desta quinta-feira (30/3), os parlamentares devem analisar em redação final o Projeto de Lei (PL) 201/2016, de autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB) que prevê a sinalização de locais inseridos na Zona de Recarga Direta do Aquífero Guarani, em locais de grande fluxo de pessoas. 

O procedimento deverá ficar sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e das concessionárias de rodovias, nos trechos administrados pela iniciativa privada. A sinalização deverá ser instalada nos limites externos à Zona, nas rodovias adjacentes e nas vias de acesso. "O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo, sendo incontestável a importância de conservação da região em que está localizado para o mundo e, em especial, para o nosso Estado", destacou a deputada.

A maior área ocupada do Aquífero Guarani está no subsolo da região centro-sudeste do Brasil. A área de afloramento mais importante em Mato Grosso do Sul está localizada na região nordeste e parte da região sudoeste, abrangendo em quase toda sua extensão a bacia hidrográfica do Alto Taquari e municípios como Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste e Sonora.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.