Servidores demonstram amor ao próximo em ato de solidariedade

Imagem: Servidores da Assembleia Legislativa doaram sangue nesta quinta-feira
Servidores da Assembleia Legislativa doaram sangue nesta quinta-feira
22/06/2017 - 16:25 Por: Glaucia Jandre    Foto: Glaucia Jandre

Há nove anos consecutivos a Assembleia Legislativa e a Rede Hemocentro (Hemosul) realizam a campanha "Doar Sangue é um Gesto de Humanidade". Os servidores, mais uma vez, aceitaram ao apelo de solidariedade e dedicaram alguns minutos do dia para atender ao chamado. A campanha tem o objetivo de incentivar a doação entre os funcionários da Casa de Leis e despertar novos voluntários.

Durante a quinta-feira (22/6) um veículo disponibilizado pelo Hemosul fez o transporte da equipe de doadores. “É uma parceria muito importante entre o Poder Legislativo e a Rede, já que reforçamos o estoque destinado a todos que necessitam de transfusão, contribuindo também para novos cadastrados para doação de medula”, destacou a coordenadora da campanha, Ignez Stephanini.

Lúcia Furtado participou pela primeira vez da campanha e revelou o sentimento de gratidão em poder ajudar. Lotada em um gabinete parlamentar, ela acredita que a contribuição sem custo pode aliviar a dor de quem tanto precisa. Já doador há 15 anos, Roberto Teixeira dos Santos Junior, apóia a iniciativa da Assembleia e diz que participa com entusiasmo de todas as edições. “Não existem motivos para não doar, se você pode salvar até quatro vidas em um ato tão simples e sem custo algum. São apenas alguns minutos de dedicação que valem muito para quem está enfrentando problemas de saúde”, ponderou Junior.

A coordenadora geral da Hemorede, Marli Vavas, reforçou a importância das parcerias com as instituições. Ela lembrou que para atender todo o Estado é preciso em média de 120 bolsas diárias. O Hemosul tem hoje mais de 245 mil cadastrados e o Hemocentro da Santa Casa cerca de 100 mil. A cada doação é coletado aproximadamente 450 ml de sangue, o que representa menos de 10% do volume total de um adulto.

A campanha contou também com palestra informativa que divulgou o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). No Hemosul durante a coleta os servidores cadastrados aumentaram as chances dos pacientes em busca de medula compatível. Para ser doador é necessário colher cinco ml do sangue e preencher um formulário. Neste mês, os hemocentros promovem a campanha #junho vermelho, para que o sangue não falte a quem precisa - cirurgias, pós-cirúrgicos, tratamentos e emergências. Saiba mais clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.