Deputados cobram solução para crise financeira da Santa Casa

Imagem: Deputados pedem reunião com responsáveis pelos repasses de recursos
Deputados pedem reunião com responsáveis pelos repasses de recursos
08/08/2017 - 11:33 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

Com portões fechados devido à superlotação nos setores de emergência, a Santa Casa de Campo Grande está atendendo somente os pacientes encaminhados pela Central de Regulação e de convênios particulares. Na sessão desta terça-feira (8/8), o vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual Felipe Orro (PSDB), usou a tribuna para cobrar solução para a crise.

“A situação está cada vez pior. Em um jogo de empurra, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campo Grande se esquivam da responsabilidade. A população não quer saber de quem é a culpa, apenas quer garantido o direito de receber uma saúde de qualidade. Não podemos deixar que essa briga se arraste”, disse Orro.

O presidente da comissão, Dr. Paulo Siufi (PMDB), fez uma visita à Santa Casa de Campo Grande e nega que os portões estejam fechados. “Não existe isso. A Central de Regulação fará o encaminhamento dos pacientes em estado grave, enquanto os demais deverão ser direcionados às unidades de pronto atendimento. Devemos sim apontar o culpado. O fato é que o Governo do Estado não efetuou o repasse mensal à Prefeitura e, hoje, o déficit acumula R$ 5 milhões”, esclareceu. O parlamentar apresentou requerimento para que o Executivo Estadual faça a transferência de recursos em caráter de emergência.  

Em aparte, Beto Pereira (PSDB) convocou para dar explicações aos parlamentares o diretor-presidente da Associação Beneficente de Campo Grande (responsável pela administração da Santa Casa), Esacheu Cipriano Nascimento. “Precisamos esclarecer quem está em débito com o hospital. Tenho conhecimento que a Prefeitura não assinou ao menos o convênio”.   

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.