Deputados defendem mudança no ponto de medição de energia

Imagem: Deputado Paulo Côrrea
Deputado Paulo Côrrea
02/04/2008 - 11:11 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul defendem a mudança no ponto de medição da energia elétrica consumida no Estado. O deputado estadual Paulo Corrêa (PR), que presidiu a CPI da Enersul, realizada no ano passado, informou que a mudança impacta o valor cobrado pela energia em 5% a 6%.

“O ponto de medição era inicialmente em Campo Grande, mas com o processo de universalização do sistema energético, foi para São Paulo, o que nos prejudica sobremaneira”, afirmou o deputado. Corrêa explicou que Mato Grosso do Sul opera em um sistema de 138Kv, considerado ultrapassado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). “Independente disso, queremos a mudança, pois ela contribuirá para reduzir a tarifa”, disse.

Corrêa e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), trataram do assunto ontem (01/04) com diretores da Aneel, durante reunião em Brasília. A solicitação dos parlamentares deve ser analisada pela agência.

SUBSÍDIO - Corrêa informou que os deputados de Mato Grosso do Sul também defendem mais subsídios do Governo Federal para os programas que prevêem levar energia ao campo e às famílias de baixa renda. “Hoje esse subsídio é de somente 40% em Mato Grosso do Sul, enquanto nos demais estados é de no mínimo 80%, temos que mudar isso”, disse.

Segundo o parlamentar, o pleito do Estado é de um aumento em 40%, totalizando subsídio de 80% do Governo Federal aos projetos em Mato Grosso do Sul. “Contamos com o apoio do senador Delcídio do Amaral para intervenção em Brasília, no Ministério das Minas e Energia”, afirmou Corrêa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.