Dione propõe política de prevenção à gravidez na adolescência

Imagem: Deputado Dione Hashioka
Deputado Dione Hashioka
01/04/2008 - 11:53 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

A deputada estadual Dione Hashioka (PSDB) apresentou projeto de lei que institui a Política Estadual de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Infância e Adolescência e Juventude. Na justificativa, a parlamentar citou declaração da doutora obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Adrianal Lippi Waissman, que considerou o Brasil estar enfrentando "uma epidemia de gravidezes em adolescentes".

A proposta visa a adoção de ações dos serviços de saúde e nas escolas para orientação quanto aos métodos contraceptivos; atendimento psicossocial grupal e individual; atendimento ambulatorial e o acompanhamento pré-natal; atendimento no parto e puerpério; e orientação sobre higiene e saúde da mulher, gravidez, parto, exames pré-natais, puericultura, doenças infantis, direitos do nascituro e do recém-nascido, registro civil de nascimento de outros assuntos.

"Uma das maiores causas de preocupação dos cidadãos na sociedade contemporânea é a crescente ocorrência de gravidezes não planejada, especialmente, na infância e adolescência", justificou a tucana.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.