Amarildo diz que Governo Federal deve rever privatizações

Imagem: Deputado Amarildo Cruz
Deputado Amarildo Cruz
26/03/2008 - 11:21 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) afirmou nesta quarta-feira (26/03) que o Governo Federal deve rever a política de privatização de empresas estatais. Ele comemorou o cancelamento do leilão da CESP (Companhia Energética de São Paulo), a terceira maior estatal brasileira, que estava marcado para hoje.

“Foi uma vitória de toda a população brasileira e, a partir de agora, o Governo Federal deve rever todas as privatizações”, afirmou, ao ocupar a tribuna da Casa de Leis. “O presidente Lula foi eleito com esse discurso [contra as privatizações] e tem que cumprir com o que sempre defendeu”, disse.

O parlamentar lembrou que as estatais são empresas públicas, que contam com dinheiro público e devem ser preservadas. Citou o lobby do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) a favor da privatização da Cesp, reforçando que, para os municípios de Mato Grosso do Sul, somente haveria impactos negativos. “A empresa se instalou nos municípios e depois os prefeitos tiveram que ficar com o pires na mão cobrando o ressarcimento, que até hoje não veio”, lembrou.

Amarildo explicou que o impasse se arrasta por 20 anos e que a atuação dos deputados, da bancada do PT e da sociedade organizada foi determinante para o cancelamento do leilão. Segundo ele, a “enxurrada” de processos na justiça contra a empresa também contribuiu para a mobilização.

RESOLUÇÃO - O deputado Pedro Teruel (PT) apresentou uma resolução da Executiva Nacional do partido contrária a privatização da Cesp. Pelo documento, a cúpula petista avalia a venda da estatal como “agenda derrotada” e orienta a bancada federal da sigla a respaldar, junto ao governo Lula, a não renovação da concessão das usinas hidroelétricas da Cesp, “preservando assim o interesse público conforme a legislação em vigor”.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.