Amarildo critica irregularidades trabalhistas em ferrovia

Imagem:
12/08/2008 - 11:48 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (12/08), para criticar irregularidades trabalhistas cometidas por empresas terceirizadas pela Ferrovia Novoeste – América Latina Logística (ALL) e defender os direitos dos funcionários.

“É inaceitável a forma como a empresa vem tratando seus funcionários, praticando uma série de irregularidades e desrespeitando os direitos humanos. Além das questões de ordem trabalhista, os ferroviários reclamam das precárias condições no ambiente de trabalho”, afirmou Amarildo.

Cerca de 400 ferroviários que trabalham no trecho que liga Corumbá (MS) a Bauru (SP) podem parar por tempo indeterminado caso não haja negociação com a empresa.

SEM DIREITOS – A Ferrovia Novoeste passou a ter como acionista majoritária a ALL em junho de 2006. Desde então, o sindicato dos trabalhadores vem denunciando as empresas terceirizadas da ALL ao Ministério Público do Trabalho.

Entre as principais reclamações está o desrespeito à jornada de trabalho e ao descanso interjornada, segundo denunciou Roberto Mendes Teixeira, que preside o sindicato da categoria. Ele ocupou a tribuna da Casa de Leis, por solicitação do deputado Amarildo, e afirmou que a ALL não cumpre o acordo coletivo de trabalho. “A ALL tem uma função social, de trabalhar pelo desenvolvimento do país, e não gerar lucro. Está cumprindo é uma disfunção social”, analisou.

Teixeira também enfatizou que a esperada volta do trem de passageiros a Mato Grosso do Sul deve esbarrar em problemas logísticos e de infra-estrutura. “Não adianta dizer que o trem de passageiros vai voltar, porque a via férrea não está em condições adequadas, está sucateada”, explicou.

(Com informações da assessoria de imprensa do deputado Amarildo Cruz)
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.