Kemp diz que acordo acaba com conflitos indígenas no futuro

Imagem: Deputado Pedro Kemp
Deputado Pedro Kemp
16/09/2008 - 11:35 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) ocupou a tribuna para elogiar o acordo firmado pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira. O acordo prevê a continuidade dos estudos de identificação das novas áreas indígenas e o pagamento pela terra nua dos produtores rurais atingidos pela medida.

Ele frisou que a presença de Meira acabou com algumas notícias distorcidas que estavam sendo divulgadas. A primeira era a de que o órgão pranejava transformar um terço da área do Estado em reserva indígena. A segunda, é de que demarcação seria contínua. A terceira é de que não existem tamanho definido da área passível de demarcação.

Para Kemp, a Funai está realizando o que ele defendeu há seis anos, que era a indenização dos produtores de boa fé pela terra nua e pelas benfeitorias. Além disto, agilizaria a demarcação das áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. Na sua avaliação, a medida visa acabar com conflitos indígenas no futuro. Ele disse que o produtor terá tranquilidade para trabalhar.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas do legislativo, Kemp afirmou que é preciso intervenção do Governo federl para resolver o conflito de terras no Estado. "Vai prevalecer o bom senso", previu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.