André diz que ações estrangeiras podem reforçar segurança

Imagem: Governador André Puccineli
Governador André Puccineli
15/10/2008 - 12:06 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Higa

Além de sediar o 4º Fórum Internacional de Justiça (FOR-JVS), que começou nesta quarta-feira (15/10) e reúne autoridades de mais de 40 países, Mato Grosso do Sul estará "de olho" nos procedimentos mais modernos utilizados no combate ao crime pelas autoridades de Estados Unidos, Itália, Alemanha, Inglaterra e Portugal, entre outros países.

Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), novas ações, inspiradas nas estrangeiras, poderão ser adotadas no Estado. "Elencaremos ações e práticas das polícias internacionais que, levando em conta a nossa realidade, possam ser aqui aplicadas", disse.

Puccinelli lembrou que o FOR-JVS projeta positivamente Mato Grosso do Sul no cenário internacional e defendeu a cooperação entre os governos para ações mais eficazes de combate aos crimes que extrapolam as fronteiras, como terrorismo, narcotráfico, lavagem de dinheiro, pedofilia e tráfico de crianças e adolescentes.

Para o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini, já existe um entendimento entre as autoridades de áreas de fronteiras quanto à punição de alguns crimes, como o tráfico de drogas. "Já os crimes de natureza fiscal, como contrabando, são mais difíceis porque não são considerados crimes em todo lugar", analisou.






Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.