Exposição reúne apreciadores da natureza em miniatura

Imagem:
15/12/2008 - 12:10 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

Paciência e determinação. Esses são os únicos requisitos para quem quer aderir à arte do bonsai, na avaliação do representante comercial Pedro Stank, membro da Associação Bonsai de Mato Grosso do Sul. Há 13 anos, sendo dois deles no Japão, ele se apaixonou pela "natureza em miniatura".

"Não há contra-indicação, todos podem ser bonsaístas", diz Stank. Ele lembra que, embora a arte do bolsai tenha sua origem na China ou na Índia, por volta do século VI, foi disseminada pelos japoneses.

Segundo ele, o bonsai surgiu de uma necessidade - a de cultivar as plantas medicinais em pequenos potes, que poderiam ser transportados facilmente. "Os povos eram nômades e precisavam ter os remédios sempre à mão, assim surgiu a técnica", explica.

Por volta do século X, o bolsai chegou ao Japão, onde foi difundido entre os imperadores e a alta nobreza. "O uso era restrito e a técnica, muito pouco conhecida", diz.

O advogado Gerson Koshiikene Damasceno, que também é membro da Associação Bonsai de Mato Grosso do Sul, completa que, ao chegar ao Japão, o bonsai era praticamente exclusivo da nobreza. "Tinha ares de obra de arte, mas, com o passar do tempo, a prática do bonsai foi se disseminando e hoje é acessível a todos que quiserem praticá-la, é muitas vezes uma terapia", garante.

O interesse pela técnica no Brasil ganhou impulso a partir de 1987, com o início da série de filmes Karatê Kid. "Todos se lembram da técnica retratada no filme e, também por isso, até hoje se pensa que o bonsai surgiu no Japão", explica Stank.

Uma exposição da bonsais pode ser visitada no saguão da Assembléia Legislativa durante toda esta semana. A iniciativa é da Associação Bonsai de Mato Grosso do Sul, que oferece cursos sobre a prática milenar imortalizada pelo "senhor Myagi" do filme Karatê Kid.

AO PÉ DA LETRA - Bonsai é um termo japonês (que só existe no singular) composto por duas palavras "bon" que significa recipiente pouco profundo, e "sai" que significa plantar.

Na tradução literal bonsai significa plantar árvore em bandeja ou recipiente pouco profundo, de forma a que se assemelhe com as árvores na natureza. A técnica também reúne verdadeiros rituais de cuidados, que exigem muita paciência do praticante.


Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.