Exposição reúne apreciadores da natureza em miniatura
15/12/2008 - 12:10
Por: Fabiana Silvestre
Foto: Giuliano Lopes
"Não há contra-indicação, todos podem ser bonsaístas", diz Stank. Ele lembra que, embora a arte do bolsai tenha sua origem na China ou na Índia, por volta do século VI, foi disseminada pelos japoneses.
Segundo ele, o bonsai surgiu de uma necessidade - a de cultivar as plantas medicinais em pequenos potes, que poderiam ser transportados facilmente. "Os povos eram nômades e precisavam ter os remédios sempre à mão, assim surgiu a técnica", explica.
Por volta do século X, o bolsai chegou ao Japão, onde foi difundido entre os imperadores e a alta nobreza. "O uso era restrito e a técnica, muito pouco conhecida", diz.
O advogado Gerson Koshiikene Damasceno, que também é membro da Associação Bonsai de Mato Grosso do Sul, completa que, ao chegar ao Japão, o bonsai era praticamente exclusivo da nobreza. "Tinha ares de obra de arte, mas, com o passar do tempo, a prática do bonsai foi se disseminando e hoje é acessível a todos que quiserem praticá-la, é muitas vezes uma terapia", garante.
O interesse pela técnica no Brasil ganhou impulso a partir de 1987, com o início da série de filmes Karatê Kid. "Todos se lembram da técnica retratada no filme e, também por isso, até hoje se pensa que o bonsai surgiu no Japão", explica Stank.
Uma exposição da bonsais pode ser visitada no saguão da Assembléia Legislativa durante toda esta semana. A iniciativa é da Associação Bonsai de Mato Grosso do Sul, que oferece cursos sobre a prática milenar imortalizada pelo "senhor Myagi" do filme Karatê Kid.
AO PÉ DA LETRA - Bonsai é um termo japonês (que só existe no singular) composto por duas palavras "bon" que significa recipiente pouco profundo, e "sai" que significa plantar.
Na tradução literal bonsai significa plantar árvore em bandeja ou recipiente pouco profundo, de forma a que se assemelhe com as árvores na natureza. A técnica também reúne verdadeiros rituais de cuidados, que exigem muita paciência do praticante.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.