Sessão Solene marca entrega de quatro títulos de Cidadão

Imagem:
15/12/2008 - 20:21 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Em Sessão Solene, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul entregou títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense a quatro personalidades do Estado. Propositor das homenagens, o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) destacou a contribuição de cada um com a melhoria da vida dos moradores e o desenvolvimento econômico do Estado.

Foram homenageados o líder comunitário Altino
Lima da Silva, natural de Angical (BA); o desembargador do Tribunal de Justiça, Joenildo de Sousa Chaves, de Ourives (SP); o padre salesiano Mário Otorino Panziera, de Selva Del Montello, Treviso, Itália; e o empresário e presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, de Toledo (PR).

Durante o discurso, Corrêa destacou a importância do trabalho de Silva para o movimento comunitário de Campo Grande. "Conheci seu Altino como o primeiro líder comunitário de Mato Grosso do Sul", contou o parlamentar, sobre o encontro, ocorrido quando era secretário estadual de Habitação no Governo de Pedro Pedossian.

Segundo o deputado, Padre Mário fundou 47 comunidades em Mato Grosso do Sul, sendo 20 em Campo Grande. Destacou o seu trabalho junto aos mais carentes da Paróquia Paulo VI, em Campo Grande.

Sobre Sérgio Longen, Corrêa destacou o trabalho de capacitação e qualificação de trabalhadores feito pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). Frisou que é o primeiro dirigente da entidade a buscar recursos e a lutar pelo desenvolvimento do Estado. Já o desembargador Joenildo de Souza Chaves foi lembrado como importante na manutenção da boa relação entre os poderes Legislativo e Judiciário.

A solenidade contou com a participação do presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadores João Carlos Brandes Garcia e Ildeu de Souza Campos, do comandante da Base Aérea de Campo Grande, coronel aviador Máximo Ballatore Holland, do bispo auxiliar de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro, e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador Ricardo Geraldo Monteiro Zandona.

Histórico - Silva mudou-se para Dourados (MS) em 1944 e se tornou funcionário da Secretaria Estadual de Educação em 1980. Fez parte do movimento comunitário de Campo Grande, ocupando os cargos de presidente da União Municipal das Associações dos Moradores de Mato Grosso do Sul e secretário adjunto da Federação das Associações de Moradores de Mato Grosso do Sul.

Altino Silva ainda liderou o movimento pela aprovação das leis que instituíram o Dia do Líder Comunitário na Câmara Municipal de Campo Grande e na Assembléia Legislativa. Para Corrêa, ele é um dos percurssores do movimento comunitário na Capital.

O desembargador Joenildo de Sousa Chaves é formado em Direito e tem pós-gradução em Direito em Empresa. Foi secretário municipal de Montes Claros (MG), delegado de Polícia em Minas Gerais e professor em duas faculdades mineiras.

Ele ingressou na magistratura de Mato Grosso do Sul como juiz de direito da Comarca de Amambai em 1980. Depois de passar pelos municípios de Corumbá, Três Lagoas e Campo Grande, ele foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador em 1995. Foi vice-presidente do Tribunal de Justiça em 2003 e 2004. Atualmente, Sousa preside a Associação Brasileira de Magitrados da Infância e de Juventude (Abraminj).

Padre Mário Otorino Panziera ingressou na Congregação Salesiana em 1944 e cursou Filosofia em Turim (Itália). Chegou ao Brasil em 1947 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1953 em São Paulo. Começou o trabalho na Missão Salesiana com os índios Bororó e Xavante. Ele foi um dos fundadores do Conselho Indiginista Missionário (CIMI).

Após 22 anos em áreas indígenas, ele passou a trabalhar em áreas urbanas. Em Campo Grande, padre Mário trabalhou nas paróquias São Gonçalo, São João Bosco, São José e Nossa Senhora Auxiliadora. Como pároco, ele sempre priorizou a atuação de todos os movimentos pastorais da Igreja Católica.

Sérgio Longen é diretor das empresas Semalo Combustíveis e Semalo Indústria e Comércio de Alimentos, que empregam mais de 250 pessoas diretamente. Ele é o atual presidente da Fiems. Ele foi presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de MS (Siams) e do Sindicato dos Revendedores e Transportadores de Combustíveis do Estado de Roraíma.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.