Kemp quer campanha contra trote nos serviços de emergência

Imagem:
24/03/2009 - 10:56 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Por mês, os telefones de emergência do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul recebem 23 mil trotes em Campo Grande. Apesar da redução de 24% em relação a média mensal de 30 mil trotes no ano passado, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) ainda considera o número muito alto. Ele defendeu, no grande expediente da sessão desta terça-feira, campanha, a ser realizada pelo Ministério Público Estadual e pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para combater a prática no Estado.

Em duas indicações, feitas ao titular da Sejusp, Wantuir Francisco Brasil Jacini, e ao procurador-geral de Justiça, Miguel Vieira da Silva, ele propôs ações para combater os trotes telefônicos aos números de emergência. Os promotores podeão notificar os proprietários das linhas, de onde foram feitos os falsos comunicados de urgência, da ocorrência do trote e da penalidade prevista no Código Penal (artigo 266).

Kemp citou campanha realizada no Rio Grande do Sul, que reduziu o número de trotes aos serviços de emergência. A PM gaúcha gravava o número do telefone e retornava para avisar os pais da prática do ato ilegal pelos filhos, crianças ou adolescentes.

O petista defendeu que as concessionárias notifiquem os donos das linhas da prática do crime. Em um segundo momento, ele afirmou que o ideal é o bloqueio da linha telefônica por determinado período. Além de apoiar a proposta, Pedro Teruel, líder do PT, defendeu campanha na mídia para divulgar a punição sofrida por quem aplicou o trote.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.