Assembléia não permitirá aumento de energia, alerta Jerson

Imagem: Deputado Jerson Domingos
Deputado Jerson Domingos
25/03/2009 - 10:53 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

A Assembléia Legislativa não permitirá aumento na tarifa de energia elétrica cobrada dos cerca de 710 mil consumidores de Mato Grosso do Sul. A data base é 8 de abril. O alerta foi feito pelo presidente do legislativo, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), que participa amanhã, a partir das 11h, com deputados estaduais e membros da bancada federal, de reunião com o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, para debater o tema.

Os deputados vão lembrar o órgão federal de que houve um acordo de que o preço da tarifa não sofrerá acréscimo nos próximos três anos. O alerta será reforçado porque a concessionária de energia pediu reajuste na tarifa. A proposta da Aneel é reduzir. No ano passado, após trabalho da CPI da Enersul, a Aneel descobriu a cobrança indevida de R$ 191 milhões pela Enersul.

Segundo Jerson Domingos, a mobilização é para evitar que a sociedade sul-mato-grossense seja prejudicada pela decisão da Aneel. O órgão anuncia o aumento ou decréscimo na tarifa no dia 7 de abril deste ano. Apesar da queda na tarifa, que fez o Estado passar de 1º para o 16º lugar no ranking nacional de tarifa mais cara do País, o esforço é para reduzir ainda mais o custo final da luz para o consumidor.

A reunião contará com a participação do presidente da CPI, deputado Paulo Corrêa (PR), do vice-presidente, Paulo Duarte (PT), do relator, Marquinhos Trad (PMDB) e da deputada Dione Hashioka (PSDB). O quinto integrante, Youssif Domingos (PMDB) não confirmou a participação. Da bancada federal, já anteciparam que irão conversar com a agência o senador Delcídio do Amaral (PT) e os deputados federais Valdemir Moka (PMDB) e Dagoberto Nogueira Filho (PDT).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.