Cidadão deve ser tratado como um rei, diz consultor do Senado Federal

Imagem:
26/03/2009 - 11:47 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

A programação técnica do V Seminário de Vereadores, aberto hoje cedo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi iniciada com a palestra "Atender com Qualidade" ministrada pelo servidor do Interlegis no Senado Federal, James Raymundo Menezes de Carvalho.

A mediação é do deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) e compõem a mesa o vereador douradense Aurélio Luciano Bonato; o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga, e a advogada, diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e diretora geral de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Marlene Figueira da Silva.

Na palestra, James Raymundo falou sobre a necessidade de um trabalho diferenciado de atendimento ao público nas Câmaras Municipais. Para o consultor, independente das linhas políticas ou econômicas adotadas, o trabalho do vereador deve fazer diferença na vida dos cidadãos.

Para James, todo indivíduo é consumidor e contribuinte, tendo direito a receber bons serviços da máquina administrativa. Segundo o palestrante, o cidadão deve ser tratado como um rei.

As explicações para o aumento da exigência dos eleitores em relação aos seus representantes se devem, de acordo com James Raymundo, ao conhecimento dos próprios direitos; à velocidade das mudanças; à globalização e o crescimento da consciência política.

O palestrante também falou da importância do bom atendimento aos cidadãos, com garantias de acessibilidade, educação no trato e respeito a suas vontades.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.