Professor defende programas para reduzir exclusão social

Imagem: Celestino Seco
Celestino Seco
27/03/2009 - 09:59 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Ao abordar o tema "Ética e política", na primeira palestra desta sexta-feira do V Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, o professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Celestino Roque Seco, defendeu a adoção de programas de redução da exclusão social e adotar políticas de inclusão. Ele afirmou que os políticos e políticas devem trabalhar as diferenças e não as desigualdades para evitar o aumento do fosso da desigualdade social no Brasil.

Durante 40 minutos, na palestra presidida pelo deputado estadual Diogo Tita (PMDB), Seco explicou o desafio do século XXI é criar novos valores e novos paradigmas, que ainda estão em construção. Ele ressaltou a necessidade de rever os modelos e ideais de sociedade e de educação no País, já que os atuais datam de 1865.

Celestino Seco falou da importância de se investir na formação, capacitação e valorização dos docentes. Frisou que eles são os responsáveis pela educação das crianças, do futuro. Contudo, atualmente, os docentes encontram-se desmotivados e despreparados. Ao concluir este tópico, ele disse que os projetos de sociedade e de educação precisam trabalhar as diferenças e não as desigualdades. "Não vamos nivelar os desiguais", defendeu.

Ele recomendou aos vereadores que procurem criar referências para contribuir com a evolução das pessoas. "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la", frisou. "A função pública precisa trabalhar pela redução das exclusões e pelas políticas de inclusão", explicou, sobre as prioridades.

Na nova conjuntura política, Seco explicou que existe uma nova ordem: respeito à pluralidade; proteção ao meio ambiente; promoção dos direitos; eliminação da insegurança; e nova ética vista por nova ótica. Sobre as mudanças, citou que enfrentam resistência, mas a transformação tem que partir de dentro, fazendo referência a frase dita pelo Papa João 23, que convocou o Concílio do Vaticano II. Este encontro causou mudanças profundas na Igreja Católica.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.