Reclamações contra telefônicas aumentam 153% em 2009

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30/03/2009 - 10:11 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

As reclamações contra as empresas de telefonia tiveram aumento de 153% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do superintendente estadual do Procon, Lamartine Ribeiro, que participa da audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o órgão recebeu 411 reclamações, contra 162 no mesmo período de 2008. Em alguns casos, houve aumento de 1.900%, como é o caso da GVT, que passou de 1 para 20 em janeiro e de seis para 12 em fevereiro. A líder no ranking é a Brasil Telecom, que teve oscilação de 38 para 117 queixas em janeiro (aumento de 207%) e de 38 para 135 em fevereiro (255%). Só a TIM registrou redução em fevereiro, de 11 para 6.

No ano passado, as empresas de telefonia fixa e móvel responderam por 50,78% dos atendimentos feitos pelo Procon. Foram 5.989 contra 11.794 no geral. Das reclamações, foram 1,5 mil, que representa 40,34% do total de queixas registradas em 2008 pelo órgão.

Lamartine Ribeiro afirmou que o Procon busca agilizar no atendimento dos pedidos dos consumidores. As empresas são tencionadas ao máximo para evitar que a reclamação se torne processo ou multa.
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