Número de telefones celulares cresceu 53% em três anos em MS

Imagem:
30/03/2009 - 11:29 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O número de telefones celulares cresceu 53% em três anos em Mato Grosso do Sul, passando de 1,494 milhão em fevereiro de 2007 para 2,286 milhões no mês passado. A informação é da assessora jurídica da Associação das Operadoras de Celular (Acel), Ana Beatriz Rodrigues de Souza, que participou da audiência pública proposta pelo deputado estadual Júnior Mochi (PMDB).

A cobertura do serviço de telefonia móvel no Estado é de 97,4% dos 78 municípios. 99,5% da população tem acesso ao serviço no Estado, quase sete pontos percentuais acima da média nacional de 92,8%. "O índice do Brasil já é alto, mas o de Mato Grosso do Sul é muito alto", analisou Ana Beatriz. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que a cobertura atingirá 100% em abril de 2010 no Estado.

A assessora jurídica da Acel descreveu a legislação vigente sobre os serviços pré e pós-pago e do atendimento realizado pelas operadoras. Sobre o pré-pago, explicou que os consumidores podem acompanhar os créditos em tempo real. Os usuários têm direito ao detalhamento da conta do pré-pago. Neste caso, o pedido deve ser feito à operadora e o detalhamento pode se referir até aos últimos três meses.

Ana Beatriz destacou ainda que os usuários do pré-pago são obrigados a manter atualizados os dados. A não regularização pode resultar na suspensão do serviço. Também é obrigado a comunicar eventual furto, roubo ou extravio do aparelho.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.