Projeto de Kemp propõe programa de doação de medicamentos

Imagem: Deputado Pedro Kemp
Deputado Pedro Kemp
07/04/2009 - 12:09 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do deputado estadual Pedro kemp (PT), apresentado hoje, dispõe sobre o incentivo de doação de medicamentos em Mato Grosso do Sul. A Secretaria Estadual de Saúde realizará gestões para incentivar a doação e a arrecadação de medicamentos armazenados nas casas e que não serão mais utilizados para tratamento. Estes produtos serão distribuídos à população carente atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A doação poderá ser feita por pessoas físicas, clínicas e consultórios médicos. A coleta terá como pré-requisito o prazo de validade do medicamento estabelecido pelo laboratório fabricante. O Governo poderá firmar convênio com as prefeituras e entidades para garantir o funcionamento do programa.

Segundo Kemp, o objetivo é combater o desperdício de remédios por meio da arrecadação dos produtos armazenados nas casas. "A existência de postos de coleta seria uma opção dada à população para evitar que as sobras de remédios permaneçam nos fundos das gavetas e armários nas residências, sendo inclusive uma ameaça constante para as crianças ou ainda que vá parar no lixo por falta de uma alternativa mais racional de utilização das sobras", justificou-se.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.