Arroyo abre audiência pública sobre Trem do Pantanal na Assembleia Legislativa

Imagem: Deputado Arroyo
Deputado Arroyo
16/04/2009 - 10:15 Por: Adriano Furtado e Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Arroyo (PR) disse hoje de manhã durante a abertura da audiência pública "Trem do Pantanal - um comboio de boas oportunidades" que o retorno do transporte ferroviário de passageiros em Mato Grosso do Sul irá aumentar o fluxo de turistas e trará a geração de emprego, renda e diversas atividades econômicas englobando o entorno da ferrovia, além de promover a sensibilização para a preservação do meio ambiente, implementação de novos roteiros para a prática do ecoturismo, culinária regional, turismo rural e pesca esportiva.

Para Arroyo, o retorno previsto para oito de maio também promove o resgate histórico-cultural do Trem do Pantanal que durante 81 anos fez a travessia da região pantaneira de Mato Grosso do Sul até a Bolívia, funcionando até 1995.

Nesta primeira etapa, o trem irá sairá de Campo Grande (Indubrasil) e passará por Terenos (Cachoeirão), Dois Irmãos do Buriti (Palmeiras) e Aquidauana (Piraputanga, Camisão, Guia Lopes e Taunay) até chegar a Miranda (Agachi e Duque Estrada).

"Acredito que um esforço conjunto poderá impulsionar o Trem do Pantanal, trazendo o tão desejado desenvolvimento econômico e todos os seus benefícios. É o renascimento de municípios e distritos que sofreram desde a desativação do transporte de passageiros", disse Arroyo. O deputado disse também que não tem dúvidas de que o trem chegará a Corumbá.

A audiência conta com a participação do secretário estadual de Obras e Transporte, Edson Giroto, da presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, da representante da América Latina Logística, Ivania Spirt, do procurador do Estado, Sérgio Anibal, do presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires Filho, do vereador de Corumbá, Marcos de Souza Martins, e dos prefeitos de Miranda, Neder Afonso, e de Bonito, José Arthur Figueiredo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.