Paulo Corrêa destaca reabertura do frigorífico Independência

Imagem:
22/04/2009 - 10:57 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Paulo Corrêa (PR) ocupou a tribuna, no grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, para destacar a reabertura do frigorífico Independência, em Nova Andradina. Além de permitir a recontratação dos 3,2 mil trabalhadores demitidos, a medida sinaliza o pagamento da divida com os produtores rurais, que totaliza R$ 49 milhões em Mato Grosso do Sul.

Inicialmente, o grupo Independência Alimentos dará início aos abates com o pagamento a vista dos bovinos. O presidente da empresa, Miguel Russo Neto, prometeu retomar os abates até, no máximo, a próxima segunda-feira em Nova Andradina.

Para o líder do PMDB, deputado estadual AKira Otsubo, a notícia traz alívio para os desempregados e para a economia sul-mato-grossense, que ainda tem no agronegócio a principal base. Ele frisou que a crise está passando. Como exemplo, citou relatório da Junta Comercial (Jucems), que aponta crescimento na abertura de novas empresas neste ano em relação a 2008.

O deputado Diogo Tita (PMDB) destacou o esforço das autoridades e deputados em buscar meios para reativar os frigoríficos. Ele defendeu meios para reabrir o frigorífico em Paranaíba, que está fechado há seis meses e deixou cerca de 600 trabalhadores sem emprego.

Amarildo Cruz (PT) defendeu maior controle social e estatal sobre as empresas em crise que receberão ajuda do poder público. Ele citou como exemplo o caso da AIG Seguradora, nos Estados Unidos, que causou escândalo ao pagar bônus milionários aos diretores. Corrêa defendeu os frigoríficos, frisando que não se deve confundir empresas sérias com os oportunidades.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.