Projeto de Mochi inclui Festa do Senhor Bom Jesus da Capela

Imagem: Deputado Júnior Mochi
Deputado Júnior Mochi
01/07/2009 - 11:22 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) inclui no Calendário Cívico e Cultural de Mato Grosso do Sul a Festa do Senhor Bom Jesus da Capela, realizada anualmente pela comunidade Capela de Baús, vila localizada em Costa Rica, a 23 quilômetros do perímetro urbano. A comemoração acontece na primeira semana de agosto.

A festa religiosa é tradicional no município sul-mato-grossense na divisa com Goiás. Os devotos pagam promessa realizando a tradicional "Caminhada da Fé", um percurso de 23 quilômetros percorrido a pé entre Costa Risca e a vila, saindo às 2h30 da madrugada. No ano passado, segundo o deputado, 758 devotos fizeram a caminhada.

História - Em 1888, um major chegou de Itu (SP). Muito religiosa, sua esposa trouxe a imagem do Senhor Bom Jesus, que ganhou destaque na capelinha construída dentro da residência. Ela teve uma doença incurável e faleceu. O marido ficou desgostoso, juntou a mudança e tentou retornar para São Paulo.

No caminho, um raio matou a junta de bois que transportava a imagem do santo. O major entendeu como um sinal dos céus e retornou ao povoado para passar o resto dos seus dias.

A comunidade resolveu construir uma igrejinha para o Santo, já que a capelinha estava muito velha. No entanto, a imagem do Senhor Bom Jesus retornava à antiga capela, dando o nome de "Santo Fujão". Na época, para acabar com as escapulidas do santo, os moradores cortaram os pés da imagem.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.