Líder de pescadores defende projeto do Executivo na Assembleia

Imagem: Armindo Batista dos Santos
Armindo Batista dos Santos
01/07/2009 - 12:24 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira foi interrompida por 10 minutos a pedido do deputado Akira Otsubo (PMDB) para o pronunciamento do presidente da Federação dos Pescadores Profissionais de Mato Grosso do Sul, Armindo Batista dos Santos.

O sindicalista defendeu o projeto de lei do Poder Executivo que adota novas medidas para a pesca artesanal no Estado.

Ele disse que a proposta atende os trabalhadores porque foi amplamente discutida em audiências públicas realizadas em cinco municípios com a participação de órgãos governamentais, comunidade, entidades de defesa do meio ambiente, pesquisadores e representantes do legislativo estadual.

Armindo representa 4 mil e 800 pescadores reunidos em 8 colônias do interior. Ele revelou que após a conclusão das audiências, o texto do projeto foi discutido por 3 meses antes de ser encaminhado à Assembleia Legislativa.

O líder reclamou que a categoria dos pescadores profissionais não tem sido ouvida e que apenas o trade turístico - que é contrário ao projeto - tem recebido espaço na imprensa regional.

Com relação ao risco de redução dos recursos pesqueiros, Armindo disse que os pescadores não são ameaça. Os maiores problemas enfrentados nos rios são causados pelo assoreamento, agrotóxicos e lagos de usinas hidrelétricas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.