Projeto de Azambuja e Duarte institui o Dia do Pantaneiro

Imagem: Deputado Reinaldo Azambuja
Deputado Reinaldo Azambuja
07/07/2009 - 10:54 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Os deputados estaduais Reinaldo Azambuja (PSDB) e Paulo Duarte (PT) apresentaram projeto de lei que institui o Dia do Pantaneiro. A data passa a ser o dia 12 de novembro, reconhecido como Dia do Pantanal. A Secretaria Estadual de Educação expedirá instruções e fixará os programas das comemorações a serem efetivadas nas escolas públicas.

Na justificativa, os deputados citam artigo publicado no site da Embrapa Pantanal, denominado "O homem pantaneiro - caracaterísticas e cultura. Vieira1, R. A.", disponibilizado no site www.cpap.embrapa. br/simpan.

"O homem pantaneiro tem em sua formação a presença do índio em todas as suas características. É um povo que vive da natureza com os elementos, terra e água cujas limitações imprimem à sua vida uma forma integrada e bem diferenciada dos outros povos", afirmaram, usando trecho do artigo.

"O homem do campo, como também é chamado pelos habitantes locais, entende os fenômenos naturais sem mesmo nunca tê-los estudado em escola formal. Sabe quando plantar, quando colher, quando apartar o gado", destacam.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.