Líder do PSDB faz balanço positivo dos 15 anos do Plano Real

Imagem: Deputado Profº Rinaldo Líder do PDSB
Deputado Profº Rinaldo Líder do PDSB
08/07/2009 - 11:27 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Líder do PSDB na Assembléia, o deputado estadual Professor Rinaldo fez um balanço dos efeitos positivos do Plano Real, que completou 15 anos em 1º de julho deste ano. Lançado na gestão do presidente Itamar Franco para conter a inflação, o projeto foi marcado pela mudança no indexador na economia, pela criação do Real e pela implantação da estabilidade econômica.

Ele citou reportagem da revista Veja, que classificou o Plano Real como 15 anos de bonança. Antes da implantação da nova moeda, a inflação anual chegava a 2.400% ao ano e obrigou o Brasil mudar de moeda quatro vezes nos 10 anos anteriores a 1994.

"Na época, a inflação comia parte do salário dos trabalhadores", destacou Rinaldo. Com a estabilidade, Governos e famílias podem planejar com tranquilidade seus gastos e os investimentos.

"O Real estancou a inflação que corroia o salário do trabalhador, permitiu ao Governo planejar o futuro e estabilidade nos preços", destacou Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele ainda lembrou que o plano foi muito quesionado pela oposição, que acabou aderindo ao projeto após assumir o Governo com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sociais - Os deputados do PT destacaram os avanços conquistados na gestão de Lula, apesar de reconhecerem a estabilidade implantada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Paulo Duarte (PT) destacou a recuperação do poder de compra do salário mínimo, que passou de menos de US$ 100 para mais de US$ 250 neste ano.

Mais enfático, Amarildo Cruz (PT) ressaltou que o desenvolvimento econômico com justiça social, inclusão social e recuperação do poder de compra do trabalhador ocorreu nos últimos sete anos, sob o comando de Lula. Ele disse que nos últimos sete anos se vive melhor e em melhores condições de vida no Brasil.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.