Amarildo defende PEC que reduz jornada de trabalho para 40 horas

Imagem: Deputado Amarildo Cruz
Deputado Amarildo Cruz
08/09/2009 - 11:16 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) ocupou a tribuna, durante o grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira, para defender a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231/95, que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas.

Apresentada há 14 anos pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Paulo Paim (PT), a proposta deve ser votada na Câmara dos Deputados e conta com ampla campanha a favor feita pelas centrais sindicais dos trabalhadores. Cruz acredita que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como ex-sindicalista, irá sancioná-la.

Ele afirmou que estudos indicam que a proposta poderá criar 2 milhões de novos empregos no País. Além disto, destacou que a redução do tempo de trabalho permite melhora na qualidade de vida dos trabalhadores. Eles terão mais tempo para ficar com a família.

Momento - Cruz destacou que o Brasil apresenta condições políticas, econômicas e sociais para implantar a mudança. Ele disse que o País superou a crise econômica mundial, tem crescimento econômico sustentado e está investindo mais em educação.

Ele disse ainda que a lucratividade das empresas continua crescendo e o consumo de alguns produtos triplicou nos últimos anos.

Líder do PT, o deputado Pedro Teruel defendeu a aprovação da PEC. Ele disse que é o momento de se saber quem vota a favor dos trabalhadores ou dos empresários e financiadores de campanhas.

Cruz defendeu a realização de material, pelas centrais sindicais, revelando se os deputados e senadores votaram contra a favor dos trabalhadores.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.