Projeto prevê qualificação de mulheres ao mercado de trabalho

Imagem: Deputada Celina Jallad
Deputada Celina Jallad
10/09/2009 - 11:18 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

A presença de mulheres no mercado de trabalho sul-mato-grossense poderá ser estimulada com a criação do programa Pró-Mulher de Qualificação de Mão-de-Obra Feminina.

O projeto de lei autorizando o desenvolvimento do programa pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária e pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher foi apresentado hoje pela deputada Celina Jallad (PMDB).

A intenção é beneficiar mulheres responsáveis pela manutenção do lar, que estejam desempregadas ou em condições precárias de trabalho (mercado informal), com qualificação por meio de cursos e encaminhamento para vagas de trabalho em empresas públicas e privadas parceiras do programa.

O programa deverá manter um banco de dados com o nome das mulheres inscritas e promover a geração de emprego com o incentivo a formação de cooperativas de trabalho.

Segundo Celina Jallada, propostas idênticas já se tornaram lei em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

"As taxas de desemprego e subemprego entre as mulheres são superiores às dos homens, ou seja, apesar do número crescente de mulheres no mercado de trabalho, essa presença tem se limitado a engrossar a categoria de trabalhadores desfavorecidos", justifica Celina Jallad.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.