Major fala de livro sobre segurança pública e qualidade de vida

Imagem: Alirio Villassanti Romero
Alirio Villassanti Romero
23/09/2009 - 10:24 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Major da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Alirio Villassanti Romero usou a tribuna, na sessão desta quarta-feira, para falar sobre o seu livro: "Segurança pública e Qualidade de Vida". A obra faz um retrato da violência e propõe soluções para o problema em Mato Grosso do Sul.

"A segurança pública é considerada por especialistas como o grande problema do século", ressaltou o major, que entregou um exemplar da obra ao deputado estadual Diogo Tita (PMDB).

"Inicialmente a obra contextualiza o tema e a sua relevância para a sociedade, principalmente pela sua influência na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento do Estado", comentou o major.

Ele enumera as causas da criminalidade, como pobreza, desemprego, consumo excessivo de bebida alcoólica, desagregação familiar, acessibilidade as armas de fogo em função da fronteira com o Paraguai e Bolívia, o tráfico de drogas, o caos nos presídios e os crimes transnacionais.

Também cita os desvios de conduta dos agentes policiais e a omissão estatal nas três esferas. O livro, com 396 páginas, ainda traz artigos do governador André Puccinelli (PMDB), do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, e o presidente da OAB/MS, Fábio Trad.

Após lançar na Capital, Alirio Villassanti Romero lançará a obra em Jardim, Corumbá, Aquidauana, Coxim e Porto Murtinho.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.