Jerson defende plantio de cana na Bacia do Alto Paraguai

Imagem: Deputado Jerson Domingos
Deputado Jerson Domingos
23/09/2009 - 11:31 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB) defendeu, em entrevista coletiva na manhã de hoje, o plantio de cana-de-açúcar na BAP (Bacia do Alto Paraguai). Ele disse que é contra a instalação de usinas de açúcar e álcool.

Para o deputado, o cultivo de cana poderá ajudar no combater ao assoreamento dos rios e às erosões. "Não vejo problema nenhum em plantar cana na Bacia do Alto Paraguai", destacou, defendendo ações para preservar os rios Taquari, Miranda e Aquidauana.

Segundo Domingos, usinas informaram que o transporte da cana até uma distãncia de 40 quilômetros é viável. Ele disse que a proibição pode trazer prejuízos econômicos para Mato Grosso do Sul.

Proposta do Ministério do Meio Ambiente mantém a proibição do plantio de cana-de-açúcar na BAP, enquanto o projeto de lei do Governo estadual libera a atividade em alguns municípios.

Polêmica - Para o presidente do legislativo, a polêmica envolvendo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o governador André Puccinelli (PMDB) não prejudica a tramitação do projeto de lei.

Na sua avaliação, o debate deve ser técnico. Jerson Domingos defendeu a realização de audiência pública, com a participação do ministro, sobre a viabilidade econômica e ambiental da cana-de-açúcar na BAP.

"O plantio da cana não ameaça o Pantanal", explicou. Na sua avaliação, a análise do ministério, que proíbe, é mais teórica e precisa ser melhor debatida.

Duodécimo - Domingos ainda falou sobre a queda na arrecadação do Estado, que causou reflexo no repasse do duodécimo aos poderes. Apesar da queda na receita, a Assembléia deverá honrar o pagamento em dia do 13º salário dos funcionários.

Ele afirmou ainda que o lançamento do Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, previsto para 2 de outubro, está mantido pelo governador.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.