Reinaldo Azambuja diz que há estigma contra cana-de-açúcar

Imagem: Deputado Reinaldo Azambuja
Deputado Reinaldo Azambuja
23/09/2009 - 12:07 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) defendeu hoje de manhã o ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico realizado pelo governo do Estado que permite o plantio de cana-de-açúcar na região de planalto, conhecida como Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, no norte de Mato Grosso do Sul.

O parlamentar disse que o estudo teve como parceiros universidades, ONGs, institutos de pesquisa e demonstra que é possível expandir as fronteiras do plantio da cana no Estado e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. Azambuja explicou que as lavouras de cana são ecológicas porque absorvem gás carbônico da atmosfera e só precisam ser renovadas de seis em seis anos. "Está se criando um estigma de que a cana é um mal para o Mato Grosso do Sul. Nós queremos o desenvolvimento, geração de empregos e sustentabilidade", disse o deputado tucano durante o Grande Expediente, na sessão desta quarta-feira, dia 23.

Reinaldo Azambuja contestou a proposta do Ministério do Meio Ambiente que mantém a proibição do plantio de cana-de-açúcar no planalto pantaneiro e disse que o projeto federal atende interesses internacionais na busca pelo Selo Verde. "Há uma orquestração contra o crescimento do Estado", disse o deputado.

O deputado Pedro Kemp (PT) disse no aparte que a idéia de uma "conspiração" contra o Mato Grosso do Sul é exagerada e Paulo Duarte (PT) defendeu que o debate seja amplo e sem conotação política, baseando-se em aspectos científicos, técnicos, sociais e ambientais.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.