Projeto de Amarildo torna feriado Dia da Consciência Negra em MS

Imagem: Deputado Amarildo Cruz
Deputado Amarildo Cruz
24/09/2009 - 11:09 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira, institui o feriado estadual no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Segundo a proposta, a data já é feriado municipal em 400 municípios e dois estados brasileiros, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Nesta data é comemorada a morte de Zumbi dos Palmares, "héroi negro que se imortalizou por sua luta pela libertação dos negros escravizados e que representa todas as formas de defesa da paz, da liberdade e do combate ao racismo".

"Apesar de se tratar de questão polêmica a criação de feriados, a instituição do feriado estadual no dia 20 de novembro é uma forma de reviver e divulgar a história de luta desse nosso héroi nacional, que compõe a própria história do Brasil", justificou-se Cruz.

Ele destacou ainda que a proposta tem o objetivo de promover a "divulgação da cultura e da história do negro, através de ações coordenadas e permanentes que também terão por objetivo combater a discriminação racial".

De acordo com Cruz, Zumbi dos Palmeiras integra a galeria dos hérois da Pátria ao lado de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e José Bonifácio de Andrade Silva.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.