Audiência pública dia 20 debaterá projeto de lei da pesca

Imagem: Deputado Paulo Corrêa
Deputado Paulo Corrêa
30/09/2009 - 10:58 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado estadual Paulo Corrêa (PR), vai realizar audiência pública no dia 20 deste mês, a partir das 14h30, para debater o projeto de lei da pesca do Poder Executivo.

Ele destacou que lei federal libera o uso de petrechos nos rios de Mato Grosso do Sul. "Somos contra", destacou Corrêa, frisando que a legislação federal libera uma grande quantidade de equipamentos, como anzol de galho e joão-bobo.

Ele disse que a lei está na contramão da política adotada nos últimos 15 anos no Estado, que tinha por finalidade adotar o pesque-solte. "Estamos lutando para reduzir a cota de pescado para turista", esclareceu.

Paulo Corrêa defendeu a oferta de cursos profissionalizantes para os pescadores profissionais, que retiram o sustento das famílias dos rios do Estado.

Zoneamento - Ele ainda falou sobre o zoneamento ecológico-econômico. Explicou que os debates foram suspensos até o Governo estadual analisar o decreto presidencial, que veta o plantio de cana-de-açúcar na BAP (Bacia do Alto Paraguai).

Ele defendeu o plantio de cana-de-açúcar na BAP. Corrêa citou Pedro Gomes, que pode plantar cana e instalar usina na parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. A medida é considerada importante para o desenvolvimento dos municípios.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.