Efetivar os direitos dos idosos é construir hoje o futuro, diz Mochi

Imagem: Deputado Júnior Mochi
Deputado Júnior Mochi
01/10/2009 - 10:08 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

"Pensar e repensar a efetivação dos direitos dos idosos é construir hoje o futuro que queremos para nós mesmos amanhã", afirmou o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) no discurso, feita na manhã de hoje, na "Sessão Especial Reflexão sobre os Direitos e as Políticas para a Pessoa Idosa em Mato Grosso do Sul".

Ele defendeu a mudança de paradigma da sociedade para tratar a população idosa em Mato Grosso do Sul, que conta com 405,1 mil pessoas. O Brasil tem 21 milhões idosos. A previsão é de que o País tenha a 6ª maior populoção de idosos do mundo em 2025.

"Historicamente a população idosa preta importante contribuição para o desenvolvimento do País: auxiliando na estabilidade familiar e manutenção de valores essenciais, na educação de crianças e auxiliando os filhos em idade profissional", frisou.

Mochi ressaltou a importância da lei, de sua autoria, que cria o Prêmio Prefeito Amigo do Idoso, para a implementação de políticas públicas para esta faixa da população. "Nosso projeto busca seguir as determinações do Estatuto do Idoso que impõe a criação dos conselhos nos municípios e a municipalização do atendimento", afirmou.

Ele registrou que o prêmio foi instituído por meio de resolução em 2004 pelo deputado estadual Pedro Teruel, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.