Sessão solene homenageia procurador e desembargador

Imagem: Luís Paulo Cotrim Guimarães
Luís Paulo Cotrim Guimarães
08/10/2009 - 21:34 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Higa

O desembargador Luís Paulo Cotrim Guimarães e o procurador de Justiça Francisco Pinto de Oliveira Netto receberam na noite desta quinta-feira (08), no Plenário Júlio Maia, o título de cidadão sul-mato-grossense, por proposição do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB).

Segundo o parlamentar, a homenagem representa o justo reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado. “São homens que nunca transigiram o imperativo de trilhar a própria estrada com humildade e honra; caminham pela estrada da Justiça, da liberdade e da isonomia”, disse Marquinhos.

O advogado carioca Luís Paulo Cotrim Guimarães se formou pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É doutor em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade de São Paulo e professor universitário.

Por meio de concurso público, tomou posse, em 1986, do cargo de defensor público de Mato Grosso do Sul. Foi promovido ao cargo de procurador da Defensoria Pública em 1998. No mesmo ano, passou ao cargo de procurador-geral da Defensoria Pública.

Recebeu o troféu Dom Quixote de La Mancha, concedido a personalidades que se destacam na defesa da ética, moralidade, dignidade, justiça e direitos da cidadania.

Atualmente, Guimarães é desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e preside a 2ª Turma do TRF-3ª Região.

O cuiabano Francisco Pinto de Oliveira Netto é procurador de Justiça. Em 1963, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Por meio de concurso público, foi nomeado para exercer o cargo de promotor de justiça de Mato Grosso, em 1964. Já em Mato Grosso do Sul, atuou nas cidades de Nova Andradina, Dourados e Campo Grande.

Foi sócio-fundador e presidente da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público, além de membro e presidente da Comissão Permanente de Assuntos Parlamentares do Colégio de Procuradores junto à Assembleia Legislativa do Estado, desde 1989.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.