Teruel defende doações ao Fundo para Infância e Adolescência

Imagem: Deputado Pedro Teruel
Deputado Pedro Teruel
04/11/2009 - 12:46 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Teruel (PT) ocupou a tribuna nesta quarta-feira (04) para defender as doações ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), que podem ser feitas no ato da declaração do Imposto de Renda (IR) e posteriormente são restituídas.

Segundo Teruel, pessoa jurídica pode doar até 1% do IR e pessoa física, 6%. Os recursos, gerenciados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), são destinados a entidades que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O deputado elogiou a iniciativa em Campo Grande, que conta com o projeto Clique Esperança. Além de fazer a doação pela internet, é possível sugerir entidades a serem beneficiadas com os recursos. O site do projeto é http://www.cliqueesperanca.org/doacaoweb.

Teruel lembrou que o procedimento é simples e rápido e que todos podem colaborar. "Uma pessoa que declara R$ 100,00 de imposto de renda, por exemplo, contribui com R$ 6,00; e isso faz a diferença", disse.

O deputado Zé Teixeira (DEM), em aparte, sugeriu que o governo federal recolha as doações diretamente das contribuições de IR, de todas as pessoas físicas e jurídicas. Hoje o procedimento é voluntário. "Assim, mais crianças e adolescentes poderiam ser atendidos", ponderou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.