Ensino técnico é resgatado e valorizado, diz secretário do MEC

Imagem:
05/11/2009 - 22:37 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, ressaltou nesta quinta-feira (05), durante o lançamento do Fórum Mundial de Educação Profissional, do qual é idealizador, a importância da escola técnica na formação dos jovens brasileiros. Para ele, trata-se de um tipo de ensino que vem sendo resgatado e valorizado pelo governo federal.

"O ensino técnico é uma alternativa com certeza", disse, referindo-se aos jovens que não conseguem cursar uma universidade. Segundo Pacheco, o presidente Lula está investindo "pesado" no ensino técnico, aliado ou complementar ao ensino médio. "São R$ 54 milhões somente na expansão das escolas técnicas federais e R$ 65 milhões de reais para as redes estaduais; dinheiro não é problema na educaçao do Brasil", disse.

Fórum Mundial

Com lançamento previsto em todos os estados, o Fórum Mundial, promovido pelo MEC, será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro, em Brasília, e faz parte das comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os institutos federais integram o que antes eram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas. Até 2010, o Ministério da Educação pretende atingir a meta de 354 campi em funcionamento.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.