Teixeira diz que índios clamam por segurança pública nas aldeias

Imagem:
10/11/2009 - 11:35 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) afirmou que os índios clamam por intervenção do Governo estadual no combate à criminalidade nas aldeias de Dourados. No entanto, a legislação não permite a intervenção, já que o papel cabe à Funai (Fundação Nacional do Índio) e à Polícia Federal.

Durante o grande expediente da sessão ordinária de hoje, o democrata contou que acompanhou a reunião do governador André Puccinelli (PMDB) com os índios de Dourados. "Ele foi muito aplaudido pelos índios", comentou.

Os indígenas pediram a intervenção do Estado no combate aos crimes, tráfico de drogas e alcoolismo nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. "Os índios querem paz", destacou.

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, irá conversar com a PF e a Funai para discutir uma forma de implementar uma política de segurança na reserva indígena de Dourados, a maior de Mato Grosso do Sul com aproximadamente 12 mil índios.

Líder do PR, Antônio Carlos Arroyo também defendeu o governador das críticas da oposição. Ele disse que os índios aprovam o trabalho do Governo estadual. O parlamentar acusou indígenas filiados ao PT de promover invasões e bloqueios de rodovias no Estado.

Para Zé Teixeira, tá faltando pulso firme do Governo federal para acabar com os conflitos e desrespeito às leis no País. "O produtor rural vai defender o que é seu", ressaltou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.