Marcio Fernandes cobra ações contra infestação da mosca do estábulo

Imagem: Deputado Márcio Fernandes
Deputado Márcio Fernandes
11/11/2009 - 11:46 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O vice-líder do governo e presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa, deputado Marcio Fernandes (PT do B), anunciou nesta quarta-feira, dia 11, que encaminhará pedido de providências ao Ministério da Agricultura contra a proliferação da mosca do estábulo. O deputado disse que espera contar com o apoio dos legislativos de outros estados.

Fernandes participou nesta manhã de reunião com técnicos na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, onde foram apontados os prejuízos provocados nos rebanhos pelo surto do inseto, principalmente na região sul do Estado.

A mosca suga o sangue dos animais (hematófoga) e prolifera-se nas áreas próximas das usinas de álcool, pelo acúmulo de vinhoto e palha da cana. O ciclo de vida do inseto é de quatro dias e o raio de ação é de até 18 quilômetros do local de reprodução.

Marcio Fernandes ouviu dos técnicos da Embrapa que não há tratamento que combata a mosca do estábulo, por isso não devem ser usados inseticidas contra a praga. "A alternativa é minimizar a multiplicação. As usinas devem adotar medidas profiláticas e evitar o despejo do vinhoto de uma só vez, o que tem provocado a formação de pequenos lagos onde a mosca se prolifera", disse o parlamentar.

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ary Rigo (PSDB), testemunhou em Dourados os impactos provocados pela infestação da mosca do estábulo onde o gado da propriedade tem perdido até meio quilo por dia, em função do estresse provocado pela ataque, principalmente nas patas e ventres dos animais.

O deputado Diogo Tita (PPS) afirmou que os prejuízos provocados a uma das principais atividades econômicas de Mato Grosso do Sul exigem uma resposta rápida e apoiou a iniciativa de Marcio Fernandes.

Bagaço - A mosca do estábulo (Stomoxys calcitrans), também conhecida como mosca do bagaço, é um inseto da família dos muscídeos, de notável semelhança com a mosca-doméstica, embora dela se diferencie pela tromba alongada do aparelho bucal, uma vez que a utiliza para sugar o sangue de animais transmitindo doenças. Também é chamada de bernanha, beruanha, bironha, biruanha, buruanha, meruanha, mosca-do-gado, mosca-dos-estábulos, murianha, murinhanha e muruanha.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.