Líder diz que zoneamento ecológico será votado este ano

Imagem: Deputado Youssif Domingos
Deputado Youssif Domingos
12/11/2009 - 10:18 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O líder do Governo na Assembléia, deputado estadual Youssif Domingos (PMDB), informou, na sessão desta quinta-feira, que o projeto de lei 176/09, que define o zoneamento ecológico será votado neste ano. O deputado Pedro Kemp (PT) apresentou emenda para manter a proibição de usinas de álcool no Pantanal.

A determinação para mudar a estratégia anterior, de só votar o projeto ano que vem, foi do governador André Puccinelli (PMDB).

Ele destacou que a lei estadual é importante para o processo de desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul. Domingos explicou que existe um vácuo nesta questão no Estado.

Sobre o decreto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que proíbe o plantio de cana-de-açúcar na BAP (Bacia do Alto Paraguai), o deputado ressaltou que o Governo entende ser a lei estadual superior. E Mato Grosso do Sul não terá condições de aguardar a votação do projeto de lei no Congresso Nacional.

Youssif Domingos afirmou que a meta da base aliada é votar o projeto de lei do zoneamento até o fim deste ano. A proposta ainda precisa ser analisada por duas comissões antes de ir a votação em plenário.

Sobre eventuais questionamentos técnicos e jurídicos, o líder explicou que serão discutidos no âmbito do Poder Judiciário.

Emenda - O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou, hoje, emenda ao Projeto de Lei 176/2009, que suprime o artigo 15. Com a supressão, a instalação de usinas de açúcar e álcool continua proibida na BAP.

"O artigo 15 contraria também a legislação federal de proteção ambiental, uma vez que felizmente é rigorosa no sentido de proteger seus patrimônios naturais", justificou-se Kemp.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.