Maurício Picarelli defende implantação de Ferrosul

Imagem: Deputado Maurício Picarelli
Deputado Maurício Picarelli
12/11/2009 - 11:03 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O Mato Grosso do Sul pode ganhar dentro de três anos uma ligação ferroviária com a região sul do País. O anúncio foi feito hoje pelo deputado Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul, órgão que agrega as Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Picarelli assina, em nome do Parlasul, uma carta de intenções em defesa da Ferrosul, ferrovia que deverá integrar o sul do País. O documento será entregue aos governadores dos quatro estados na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), agendada para o dia 18 de novembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gild e Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

"É um sonho que pode ser realizado: transporte ferroviário de cargas e passageiros até o Rio Grande do Sul. Viajaremos de trem por belas regiões até o litoral", comentou Picarelli.

Na carta de intenções, os membros do Parlasul sugerem estudos técnicos para a integração da malha ferroviária gaúcha, paranaense, catarinense e sul-mato-grossense; a criação da Ferrosul, com objetivo de planejar construir e operar ferrovias nestes Estados e a gestão junto aos governos para a destinação de recursos públicos para a construção das obras.

Para Picarelli, a ligação férrea de Mato Grosso do Sul aos principais portos na região sul do País, ajudará a escoar a produção, reduzindo custos de exportação, o que é fundamental para um Estado como o nosso.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.