Troféu instituído por Amarildo Cruz leva nome de Zumbi dos Palmares

Imagem: Troféu instituído por Amarildo Cruz leva nome de Zumbi dos Palmares
Troféu instituído por Amarildo Cruz leva nome de Zumbi dos Palmares
20/11/2009 - 09:50 Por: Adriano Furtado    Foto: Higa

O troféu Zumbi dos Palmares, que será entregue para 24 personalidades e uma entidade nesta sexta-feira, dia Nacional da Consciência Negra, foi instituído através da resolução nº 036/09 de 10 de setembro de 2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz, proponente da sessão solene realizada hoje na Assembleia Legislativa.

A comenda é entregue a pessoas físicas ou jurídicas, como instituições públicas, organizações não governamentais, universidades ou outros, que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no estado de Mato Grosso do Sul.

O troféu leva o nome de Zumbi, líder do Quilombo em Palmares (AL), cidade onde nasceu com o nome de Francisco. Conhecido por sua destreza e astúcia, Zumbi já era um estrategista militar com pouco mais de 20 anos de idade. Ele foi contra o acordo de paz entre o Quilombo e a Capitania de Pernambuco, mas em 1964 a capitald e Palmares foi destruída e Zumbi foi ferido, traído e morto apunhalado.

O líder teve a cabeça cortada e exposta em praça pública de Recife, para desmentir a crença popular sobre asua imortalidade. Zumbi virou um símbolo da resistência. Em 1995, a data de sua morte, 20 de novembro, foi adotada como Dia Nacional da Consciência Negra. Mais de 400 cidades brasileiras já adotam feriado nesta data.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.